sábado, 9 de outubro de 2010

Estratigrafia - breve introdução


                A estratigrafia é um ramo da geologia que se dedica ao estudo de rochas estratificadas que constituem a superfície terrestre, incluindo acontecimentos que modificam a forma, estrutura e natureza dos estratos ou camadas. A sua investigação passa pela sucessão de rochas sedimentares que formam a coluna estratigráfica, pela subdivisão e diferenciação da coluna em camadas ou estratos e pela identificação da camada rochosa devido à observação de acontecimentos físicos e biológicos.

                A estratigrafia também estuda os variados métodos de datação dos eventos geológicos (rochas sedimentares e outras) e é responsável pela nomenclatura usada para classificar grupos de rochas.
                Um estrato é uma unidade rochosa que se estende como camada de uma superfície de acumulação, é delimitada por duas superfícies, o tecto (o estrato que fica por cima) e o muro (o estrato que fica por baixo). Os estratos possuem uma classificação de acordo com certas unidades, unidades cronoestratigráficas (época de formação), unidades litoestratigráficas (composição) e unidades bioestratigráficas (conteúdo paleontológico).

Afloramento de Rochas – Mostra a Estratificação




Bibliografia:
      Desconhecido. (2001). Retrieved from http://visitas.unb.br/ig/glossario/verbete/estratigrafia.htm
      Desconhecido. (2008). Retrieved from http://emidiv.com.br/mundo/tecnologia/1637-estratigrafia-geologia.html
      Desconhecido. (2003). Retrieved from http://www.infopedia.pt/$estratigrafia
      Desconhecido. (2010). Retrieved from http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia
Imagem: Desconhecido. (2010). Retrieved from: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rock_Strata.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário